Na verdade, os homens ainda têm alguma resistência em consultar com um urologista. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada oito consultas de ginecologia, há apenas uma consulta de urologia.
A prevenção é sempre o melhor remédio. Essa mania de consultar um médico apenas quando não estamos bem ou encontramos alguns sintomas estranhos deve ser deixada de lado.
Devido à maior frequência sexual na fase dos 15 aos 35 anos as preocupações com esses homens são em relação com doenças transmissíveis e o câncer de testículo
Já com os homens após os 40 anos o foco são os problemas relacionados à próstata.
Principalmente porque o exame de toque retal é o maior alvo de preconceitos. Entretanto ele é indolor e com a duração máxima de 10 segundos.
Podendo avaliar o tamanho e consistência da próstata, ele é imprescindível para investigar se há nódulos ou áreas suspeitas de câncer. Deve ser realizado após os 40 anos, faixa etária com maior incidência de câncer na vida masculina.
Prevenção com exames
O exame de toque normalmente é associado a outros exames laboratoriais que ajudam no diagnóstico, como o hemograma, glicemia, creatinina, PSA total e parcial e exames de imagem. Juntos, a eficiência no combate de doenças é muito mais efetivo.
O Novembro Azul serve para conscientizar e abrir os olhos da população masculina para os cuidados em relação ao câncer de próstata.
O Hospital São Lucas apoia os movimentos e campanhas que tenham a saúde como. Conte com a gente para atendê-lo e tratá-lo de forma humanizada e com profissionais da mais alta qualificação.
Leave a Reply